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Networking como estratégia

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Em tempos de pandemia, as preocupações, as angústias e as perspectivas aumentam. O que irá acontecer daqui para frente? Em questões de trabalho, novos negócios e nas oportunidades. Todos (as) devem estar se perguntando: como enfrentar esse momento de incerteza/risco? A resposta para tudo isso é uma só: faça networking, fortaleça suas relações, busque novos contatos, conecte com o seu público alvo. O networking é semelhante à teoria do custo de oportunidade ou de troca na economia. Isto é, faço constantes trocas de experiências, produtos, fazeres, serviços e etc.

Vejamos alguns exemplos. No mercado de vendas, a essência é você saber construir um vínculo relacional que te traga resultados. Mas lembre-se que isso pode custar um pouco de tempo. E você terá que fazer investimento em processos e ferramentas para atingir o objetivo.

E veja no caso dos esportes, além do talento que você deve ter para ser um atleta, deve-se ter também um networking esportivo. Como também relacionamentos com clubes, empresários e agentes que labutam neste meio. Ou seja, você deve se relacionar bem com essas pessoas que transitam neste ramo. A "chave", o segredo, está nisso, auferir uma inserção no ramo em que você quer desempenhar a sua vida profissional. Mesmo o Pelé, o nosso grande craque de futebol, teve que ter, na sua época, uma base sólida de bons relacionamentos para se consolidar como jogador profissional.

Sobre o bom relacionamento, isso sim, você deve buscar contatos que são verdadeiros e não superficiais. Muitas carreiras podem ser desmotivadas por esse motivo, ou seja, com relações "viesadas", acarretando em desvios profissionais. Por outro lado, você tendo um bom networking, pode ser o achado para se concretizar em uma profissão ou em um negócio.

Hoje, as ferramentas e as oportunidades são imensas. Contudo, você deve aprender como se faz um bom networking em sua vida profissional e na sua vida social. As ferramentas existentes são desde o bom cartão de visita até plataformas, aplicativos, softwares, sites e redes sociais.

Existem, sim, profissões que por lei, regra ou estatuto, não é permitida a publicidade do seu negócio. Sendo assim, é fundamental saber usar as ferramentas de relacionamento. Mesmo na carreira pública, que geralmente é via concurso público, deve-se realizar o networking.

Enfim, hoje, a estratégia dominante para você ser bem sucedido é ter bons contatos e relacionamentos. Uma lista de relacionamentos que gerem impactos e resultados para a sua vida profissional e social. A chave do sucesso deste novo normal é praticar o networking, melhor dizendo, fazer acontecer para você esse tipo de convivência. Existem empresas especialistas neste quesito que podem oferecer boas ferramentas para você.

As experiências podem ser fundamentais para o sucesso de seus objetivos. Nós aprendemos de várias maneiras na vida, por via teórica ou prática. Acrescentam-se os bons exemplos, que podem ser importantes para a consolidação de um negócio ou uma carreira profissional autônoma. Portanto, equilibre a prática (ou técnica) com uma boa teoria.

Então, faça, pratique e agregue o networking em suas ações. Pois, assim, você será muito bem sucedido!!!



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